Turismo

Grupamento especializado para apoio ao turista é criado por Segurança Comunitária

O Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) conta com 32 agentes que estão sendo capacitados para atender e acolher quem visita Maceió

Por Redação com Ascom Semscs 01/04/2022 06h06
Grupamento especializado para apoio ao turista é criado por Segurança Comunitária
Segurança Comunitária - Foto: Reprodução

Conhecida como um dos destinos mais procurados no Brasil, a capital acaba de ganhar um reforço para a segurança de turistas e maceioenses.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) deu início à primeira etapa de treinamento para a reformulação do Grupamento Bike Patrulha da Guarda Municipal de Maceió (GMM), que passará a ser o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT). A aula inaugural da Capacitação Turística aconteceu para 32 guardas municipais, nesta quinta-feira (31).

A formação dos guardas municipais está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), com aulas voltadas para qualificar, ainda mais, a abordagem e o acolhimento feito pelos agentes de segurança aos turistas que visitam Maceió. As equipes da Semtel levaram os guardas municipais para um Citytour na capital alagoana, repassando informações sobre os principais pontos turísticos da cidade. Na rota foram percorridos 13 pontos, como o Mirante São Gonçalo, no bairro Farol, o Estádio Rei Pelé, no Trapiche da Barra, o Cinturão Verde e a Feira do Artesanato do Pontal da Barra.

O secretário titular da Semscs, Thiago Prado, enfatizou que esse é o 18º curso que está sendo realizado em um período de 13 meses de gestão. “O turismo é a mola propulsora da nossa economia, e para contribuir com o seu desenvolvimento, estamos criando o GAT, no âmbito da Guarda Municipal. Os profissionais serão treinados e habilitados para fazer um trabalho diferenciado nos pontos turísticos da cidade”, explicou o secretário.

Para a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, a presença da Guarda Municipal de Maceió e o acolhimento aos turistas é um dos principais fatores que tornam Maceió um dos destinos mais procurados do País.

“Quando temos profissionais da segurança pública capacitados para atuar junto aos turistas que visitam a nossa cidade, isso também se torna mais um atrativo para fazer com que possamos vender Maceió como um destino turístico. Porque, além das belezas naturais, nossas praias, o turista também vai escolher Maceió por ser uma cidade segura para visitar”, disse.

Os agentes de segurança da Guarda Municipal de Maceió (GMM) vão ter aulas sobre mediação de conflitos, atendimento pré-hospitalar básico e defesa pessoal. A capacitação, que está sendo realizada pelas equipes da Semtel, prossegue nesta sexta-feira (1º).