Turismo
Número de eventos cadastrados no Calendário do MTur mais que triplica em dois meses
São 741 atrações previstas até o final do ano. Cadastramento pode ser feito gratuitamente por produtores e gestores estaduais e municipais
A retomada do turismo e a volta dos grandes eventos já são uma realidade e o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reflete este momento de confiança e de recuperação do setor. Em fevereiro deste ano, o sistema contabilizava pouco mais de 200 eventos a serem realizados em 2022. Agora, em abril, já são 741 atividades previstas até o fim do ano.
“Este salto da quantidade de eventos, de quase quatro vezes o número registrado no início do ano, mostra que, daqui para frente, não tem outro caminho a não ser o de crescimento do turismo. A retomada das festas e feiras movimenta toda a cadeia turística e gera emprego, renda e desenvolvimento para o Brasil”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
Os estados com maior número de atrações cadastradas são São Paulo (149), Rio de Janeiro (72), Amazonas (59), Rio Grande do Sul (53), Bahia (45), Minas Gerais (43) e Tocantins (41).
CALENDÁRIO
O Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo visa dar mais visibilidade a shows, feiras, festas e outros encontros que ocorrem em todo o Brasil. As informações contidas no sistema são coletadas de forma colaborativa e cedidas por produtores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. O catálogo é uma importante fonte de consulta, que auxilia o turista no momento de planejar suas viagens e escolher destinos com atrativos diferenciados e diversificados, além de gerar informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil.
COMO CADASTRAR
Para inscrever uma festa gratuitamente no Calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.
Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão os que pertencem às categorias artístico, cultural e folclórico, religioso, rural, cívico, gastronômico e esportivo.