Turismo
Maragogi sediará nesta quarta (04) 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável
A gestão pública, responsável pela organização básica do turismo, precisa estar antenada às sugestões e às críticas de toda a sociedade civil”, salientou Diego Vasconcelos
Em evento aberto ao público, nesta quarta-feira (04), a partir das 14 horas, na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), Maragogi sediará o 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável.
Por meio da da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o representante Diego Vasconcelos, explica que o Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável apresentará a discussão de dois importantes eixos para a atividade turística: desenvolvimento, por meio da parceria público-privada, e sustentabilidade econômico-ambiental.
“Vemos em nosso município um trade turístico bastante atuante. Os empresários lidam diariamente com a atividade, com uma profunda compreensão sobre seus pontos críticos. A gestão pública, responsável pela organização básica do turismo, precisa estar antenada às sugestões e às críticas de toda a sociedade civil”, observou.
“O empresariado local também é pioneiro em ações de sustentabilidade. Muitas das iniciativas sustentáveis iniciam-se em pequenos estabelecimentos. Nesse sentido é que entra a parceria público-privada. O setor privado é, por natureza, mais ágil e com maior capacidade de adaptação”.
Programação
Às 14h15, terá início a primeira palestra com o tema: “Parcerias Públicas e Privadas para Fomentar o Desenvolvimento Econômico, através do Turismo”. Será ministrada pelo consultor e presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ângelo Sanches, ex-secretário de Turismo de Canela (RS).
Às 15h15, o turismólogo e consultor de Planejamento Estratégico, Formação de Equipes de Excelência para o Sebrae Nacional, Felipe Dantas, profere a palestra “A Importância da Cooperação e da Preservação Ambiental para o Turismo”.
APA Costa dos Corais
Diego Vasconcelos ressalta, ainda, que é por meio das parcerias que o setor público consegue mais agilidade e efetividade em suas ações. No final, aponta ele, multiplicam-se os esforços, gerando ainda mais desenvolvimento, uma vez que as ações coordenadas ultrapassam até mesmo os limites do município, beneficiando toda a região compreendida pela Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
“Uma região fortalecida é ponto-chave para a sustentabilidade – econômica e ambiental – dos destinos da APA Costa dos Corais. Afinal, um turista em Japaratinga ou em São José da Coroa Grande certamente visitará Maragogi– e vice-versa. Portanto, nosso objetivo é que, em sua visita, o turista perceba a qualidade, a organização e a sustentabilidade presentes em toda a APA Costa dos Corais”, concluiu o secretário.
O 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Maragogi tem o apoio do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH) e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL).
*Com informações da Assessoria