Turismo
Sereia de Japaratinga encanta turistas e moradores
Monumento foi erguido sobre uma pedra, a poucos metros da costa, na praia urbana da cidade turística
Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, já tem uma sereia para chamar de sua! A escultura foi inaugurada no dia 23 de julho, data do aniversário de 62 anos do município. Denominado de “A Pedra da Sereia”, o monumento atrai turistas e moradores, encantados com a lenda que, desde a Grécia antiga, preenche o imaginário dos povos nos quatro cantos do mundo.
“Eu fui inspirado pelos antigos moradores daqui. Eles diziam que os pescadores, que saíam para pescar à noite, se encantavam com o canto da sereia. Os que iam atrás dela, não voltavam mais”, revela o escultor Nereu Wanderley Pereira, 60, natural de Porto Calvo e há 35 anos residente em Japaratinga.
Com dois metros de altura, a sereia foi erguida sobre uma pedra, a poucos metros da costa, na praia urbana de Japaratinga. “Essa sereia é feita com um material que nem a maresia, o sal da praia, corrói”, assegura Nereu.
Assim como ocorreu com a escultura que deu nome à Praia da Sereia, em Maceió, inaugurada em 1964, o monumento de Japaratinga começa a atrair a atenção de turistas de moradores.
“Todos estão adorando fazer registro na Pedra da Sereia de Japaratinga, turistas e moradores”, afirma a secretária municipal de Turismo, Thereza Dantas, lembrando que o melhor momento para se fazer os registros fotográficos ou em vídeo é com a maré baixa.
Ela observa que, além dos atrativos naturais, o turismo tem histórias, lendas e “causos” que agregam valor à singularidade da cultura local.
“Tanto a escultura como a lenda que a cerca atraem os turistas e enriquecem o valor imaterial da cultura”.