Turismo
Empregos no setor de Turismo crescem 42% no primeiro semestre de 2022
Em outubro de 2021, setor já havia recuperado as perdas da pandemia de Covid-19
A geração de empregos no setor de Turismo segue em ritmo de alta. No primeiro semestre deste ano foi registrado um aumento de 42,3% no número de vagas na comparação com o mesmo período de 2021, resultando em um saldo de mais de 44,5 mil vagas. Os números são atribuídos a sensação de segurança no país, a partir de índices cada vez maiores de vacinação, além do efeito da demanda reprimida na busca de viagens desde o início da pandemia de Covid-19.
Neste primeiro semestre do ano, 6,1% das vagas formais geradas no Brasil tiveram relação com o turismo. Os dados são do painel Monitora Turismo, construído pela pesquisadora da USP Mariana Aldrigui, com base nos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil)
Evidenciando a importância do Turismo para a recuperação econômica dos países no cenário pós-pandemia, a pesquisa relembra análise do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), maior autoridade empresarial do turismo mundial, que apontou que em anos anteriores a atividade respondia por 1 em cada 10 empregos no mundo.
RECUPERAÇÃO
Em outubro de 2021, o setor de Turismo já havia recuperado as perdas da pandemia, com um cenário positivo em quase todo o país. Segundo a pesquisa, na região Norte, contudo, as contratações foram aceleradas somente em 2022 a partir do fortalecimento do turismo de negócios, com destaque para os estados do Amapá (+81%) e Amazonas (+66%).
Já em relação às capitais, os melhores resultados na comparação com 2021 estão em Curitiba/PR (+96%), Macapá/AP (+72%) e São Luís/MA (+66%) cidades que são, ao mesmo tempo, emissoras de turistas de lazer e representantes do segmento de turismo de negócios e eventos. A classificação, segundo a pesquisa, é a combinação propícia para os resultados positivos.