Turismo
Gastos de turistas estrangeiros no Brasil aumentou em 84% de janeiro a julho
Segundo a Embratur, a oferta de voos internacionais está praticamente recuperada do período pré-pandemia e deve crescer mais no próximo ano
Em levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, dão conta que a os gastos de turistas estrangeiros no Brasil aumentou em 84% de janeiro a julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. O gasto total dos viajantes de fora do país atingiu US$ 2,7 bilhões.
Os números que animam o setor, já eram percebidos, nos aeroportos por exemplo, os número de desembarques internacionais passou de 4,2 mil em setembro, o maior dos últimos dois anos. Na comparação com o mesmo mês de 2021, foi mais do que o dobro.
A Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo (Embratur) informou que a oferta de voos internacionais está praticamente recuperada dos impactos da pandemia e que deve continuar crescendo no próximo ano. Novas rotas ligando capitais nordestinas e Santa Catarina ao território argentino deve colaborar com a chegada de mais estrangeiros.
Em uma agência de turismo de Salvador, a procura por viagens vem crescendo desde janeiro, mas deu um salto de setembro para cá. O fim das políticas de restrição contra o coronavírus e a retomada das rotas aéreas direta auxiliam na vinda de turistas. Com o real desvalorizado, em relação ao dólar, o país fica mais barato para estrangeiros, enquanto fomenta também o turismo nacional, uma vez que os brasileiros preferem os destinos brasileiros para economizar.
A expectativa do Ministério do Turismo é que, até o fim do ano, cerca de 4,2 milhões de turistas estrangeiros visitem o país.
Embora relevantes, a chegada de estrangeiros ao Brasil ainda é muito pequena quando comparado com outros países ou cidades turistas pelo mundo. Só Nova Iorque e Paris, sozinhos, recebem mais de 30 milhões de turistas todos os anos.
*Com informações do Band Uol.