Turismo
Estudantes e turistas participam de passeio promovido pela Semtur em Ipioca
Tour aconteceu na quinta-feira (22) e visitou o Alto de Ipioca, Mirante e Praia da Sereia; casas de farinha das boleiras de Riacho Doce e o Rio Mirim, na Pescaria
Para diversificar a oferta turística do destino Maceió e fortalecer a conscientização ambiental, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) promoveu mais um passeio na região de Ipioca para estudantes de turismo do Senac da capital e turistas hospedados no bairro, nesta quinta-feira (22). Ao todo, participaram 40 pessoas, sendo 15 turistas pela manhã e 25 estudantes de Turismo à tarde.
No período da manhã, a trilha foi orientada pelo guia de turismo Francis Hurst, a convite da Semtur. Participaram da ação visitantes da Itália, de Pernambuco e São Paulo. Eles desembarcaram na cidade neste mês para aproveitar as férias em família e adoraram a experiência.
"É um pecado não aproveitar essa maravilha. Eu não pensava encontrar em Maceió um local pouco conhecido", afirmou Alesandra Cândido, durante passeio no Rio Mirim, na Pescaria. A pernambucana desembarcou na capital alagoana no começo desta semana com o marido italiano, Davide Butt, e os filhos. "A gente gosta de viajar, explorar lugares. O local é divino, bonito e calmo", acrescentou.
No Mirante de Ipioca, a paulista Celma Gil revelou seu amor pela capital alagoana. "Maceió virou a cidade do meu coração. Todos os anos, desde 2015, eu e meu marido planejamos vir para cá pelo menos duas vezes. Apesar disso, ainda não tinha vivenciado esse lado cultural e histórico de Ipioca. Fiquei encantada", confessou.
Para a secretária-adjunta da Semtur, Josi Mendes, o passeio visa ampliar as experiências turísticas dos visitantes quando vistam o destino.
"A região de Ipioca é um dos principais polos turísticos de Maceió, com vasta riqueza natural e histórica. Esse trabalho desenvolvido pela Semtur, além de beneficiar a comunidade, fortalece o turismo como um todo", destacou
No bairro Riacho Doce, a maneira artesanal das moradoras das casas de farinha produzirem alimentos, como bolo de macaxeira, tapioca e pé de moleque, chamou a atenção da estudante do Ifal na capital, Adriana Galvão. "Gostei muito da forma como se faz a macaxeira. Estava muito delicioso. Além disso, as boleiras foram muito atenciosas comigo", disse.
A professora de turismo do Ifal na capital, Juliana Araujo agradeceu o apoio contínuo da Semtur. "É importante o aluno ter essa interação com os órgãos públicos, principalmente os ligados diretamente ao turismo. Hoje eles desbravaram um lugar que não conheciam com grande tem potencial turístico, mas ainda não têm um atrativo formado. Então, essa experiência de conhecer o processo turístico de cada região é muito importante para eles e para a própria comunidade de Ipioca", acentuou.
A visita à região de Ipioca faz parte da campanha "Junho Verde", promovida pela Prefeitura de Maceió para apresentar as potencialidades do ecoturismo em regiões da cidade.