Turismo

Durante a Bienal do Livro, Setur matriculou mais de 230 pessoas no Programa Escola do Turismo

Com estande dentro do Centro de Convenções, Setur-AL marcou presença durante os dez dias do maior evento literário do estado

Por Redação 23/08/2023 06h06 - Atualizado em 23/08/2023 07h07
Durante a Bienal do Livro, Setur matriculou mais de 230 pessoas no Programa Escola do Turismo
Estande Escola do Turismo na X Bienal do Livro de Alagoas - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) encerrou sua participação na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com muitos motivos para celebrar. O estande do Programa Escola do Turismo atraiu grande interesse do público e registrou mais de 230 matrículas em 11 cursos oferecidos em quatro cidades do estado.

O programa Escola do Turismo, desenvolvido pela Setur e que tem como objetivo capacitar gratuitamente profissionais para atuar no setor turístico, já ofertou mais de duas mil vagas em cursos por todo o estado. Durante a Bienal, o estande montado dentro do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso se destacou como um espaço de oportunidades para quem busca qualificação e novas possibilidades de trabalho.

Para a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, o programa surgiu para atender a uma demanda do próprio trade turístico alagoano. "Segundo os empresários, já há atualmente um déficit de 50 mil profissionais qualificados para atuarem na rede hoteleira, nos bares e nos restaurantes do estado. O programa surgiu justamente para começar a resolver este que é um dos principais gargalos que o setor enfrenta para expandir e manter o nível de excelência no atendimento. O interesse demonstrado nas 234 matrículas reforça que estamos no caminho certo, investindo na capacitação dos profissionais do turismo em Alagoas”, ressaltou a superintendente.

Os cursos oferecidos pela Setur são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal). Abrangendo áreas como atendimento ao turista, elaboração de drinks e coquetéis, serviço de garçom e camareiros, os únicos requisitos são ter mais que 18 anos e o ensino fundamental completo.

Ao todo, 27 cidades das sete regiões turísticas de Alagoas recebem os cursos gratuitos todos os meses, de acordo com um cronograma lançado mensalmente pela Secretaria. Para aqueles que não puderam se inscrever durante a Bienal, a Setur informa que em breve será divulgado um novo calendário de cursos e os interessados em participar podem acessar o site setur.al.gov.br para conferir informações sobre as vagas disponíveis e os detalhes dos cursos oferecidos.

*Com  Ascom Setur