Turismo

Circuito de Inverno 2024 movimenta economia e cultura em municípios alagoanos

Sebrae apoia festivais em municípios com edital de patrocínio e eventos específicos de capacitação turística

Por Assessoria 05/08/2024 13h01
Circuito de Inverno 2024 movimenta economia e cultura em municípios alagoanos
Cada cidade tem suas próprias atrações que, juntas, formam um circuito diversificado - Foto: Assessoria

A 2º edição do Circuito Alagoano de Inverno já começou e está movimentando o turismo, a economia e a cultura do estado. Com o apoio do Sebrae Alagoas, o evento começou no dia 19 de julho e se estende até o dia 31 de agosto, nas cidades de Água Branca, Palmeira dos Índios, Mar Vermelho e Ibateguara.

Cada cidade tem suas próprias atrações que, juntas, formam um circuito diversificado e rico em cultura e entretenimento. Este ano, o evento contará com uma programação musical com grandes nomes da música brasileira como Ana Carolina, Vanessa da Mata, Zé Vaqueiro, Zezo, Pablo e Simone Mendes, entre outros artistas renomados.

Além dos shows, o Sebrae tem apoiado várias iniciativas para incentivar a ampliação do trade turístico e capacitação dos empreendedores locais dando foco em áreas como marketing, vendas, finanças, boas práticas na manipulação de alimentos e inovação nos serviços e atendimento.

“Esse suporte integral contribui para a elevação da qualidade e eficiência dos negócios participantes, tornando os eventos ainda mais atrativos e bem-sucedidos. Os festivais de inverno nos municípios de Alagoas geram oportunidades de negócio na gastronomia, meios de hospedagem, artesanato, produtos locais e muita cultura”, afirma a analista Danubia Dantas.

O principal objetivo do Circuito Alagoano de Inverno é unir forças entre as quatro cidades que já realizam seus festivais, para promover o turismo regional, além de destacar as belezas naturais e culturais que estas localidades têm a oferecer. A expectativa é atrair um grande número de visitantes, tanto do próprio estado quanto dos vizinhos, e fomentar o crescimento do turismo nessas regiões que registram temperaturas mais frias nessa época do ano.

Água Branca foi o município que abriu as fetividades, entre os dias 19 a 21 de julho. Segundo a analista Renata Silva, nesta cidade o Sebrae teve a co-realização do Festival de Gastronomia Quilombola, que faz parte da programação geral do Festival de Inverno. Além disso, também promoveu a capacitação em Boas Práticas em Serviço de Alimentação para as empresas do segmento que comercializam seus produtos no local.

Programação de agosto


Já no município de Palmeira dos Índios, o evento acontece entre 17 e 20 de agosto e o Sebrae realizou em 2023 capacitação em Boas Práticas em Serviço de Alimentação para as empresas do ramo que aproveitam a festa para incrementar suas vendas.

Em Mar Vermelho, o evento acontece nos dias 23 e 24 de agosto. O município recebeu a capacitação em Hospedagem Domiciliar e Cama e Café para moradores da região. A capacitação teve como principal objetivo preparar a população de Mar Vermelho para oferecer quartos de suas casas ou aluguel temporário de residências como opção de acomodação para os turistas que prestigiam o festival, um dos mais tradicionais de Alagoas.

Encerrando o circuito, em Ibateguara, o festival acontece em 30 e 31 de agosto. Em 2023, o Sebrae realizou visitas e orientação técnica a empresários do município, para orientar sobre atendimento ao turista, com foco principalmente nos eventos e no período de inverno.

“Além de qualificar a mão de obra para os Festivais de Inverno, essas capacitações também preparam os empreendedores para atuar nos demais períodos do ano, tanto na baixa quanto na alta temporada, aplicando a arte de bem receber o turista. Assegura que a qualidade dos serviços se mantenha elevada durante todo o ano, promovendo uma experiência positiva e consistente para todos os visitantes. Estamos confiantes de que essas ações trarão resultados positivos, impulsionando o turismo e a economia local durante o Festival de Inverno e em todos os períodos do ano”, explica Susylane Ferreira, analista do Sebrae Alagoas.