Turismo

Setur leva experiências do Destino Alagoas ao Salão Nacional do Turismo

Em sua 8ª edição, o evento acontece no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto

Por Ascom Setur 09/08/2024 12h12
Setur leva experiências do Destino Alagoas ao Salão Nacional do Turismo
Estarão presentes no stand Alagoas os representantes das seis regiões turísticas do estado - Foto: Lucas Meneses / Ascom Setur

Fortalecendo o Destino Alagoas no turismo nacional, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) estará presente no Salão Nacional do Turismo promovendo os destinos turísticos do estado. Em sua 8ª edição, a feira reunirá as secretarias estaduais do Turismo do país. O evento vai acontecer no centro de eventos e convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto.

Estarão presentes no stand Alagoas os representantes das seis regiões turísticas do estado: Caminho das Águas, Costa dos Corais, Cânions do São Francisco, Quilombo, Caatinga e Agreste. Além de apresentar os atrativos turísticos dos seus municípios, as regiões levarão experiências ao público do evento, aproximando-os da vivência turística no estado, sendo este o principal intuito do evento. A Rota da Cachaça, Dunas Douradas, Afroturismo e a Associação do Peixe Boi serão as experiências ao qual o público poderá desfrutar durante os quatro dias de evento.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o Salão do Turismo é uma grande oportunidade para impulsionar todas as potencialidades do estado em nível nacional, consolidando o Destino Alagoas como um dos principais destinos turísticos do país.

Foto: Lucas Meneses / Ascom Setur





“Levaremos ao Salão do Turismo todas as particularidades do nosso estado, nossa rica cultura, artesanato, gastronomia, além dos diversos destinos que Alagoas proporciona aos nossos visitantes, com atrativos do litoral ao sertão. O evento é também uma oportunidade para firmar parcerias, atrair investimentos e conhecer as novidades do setor, especialmente no que tange ao desenvolvimento turístico responsável e inclusivo, que é o tema do salão neste ano”, finalizou a secretária de Estado.

A gastronomia alagoana estará presente no espaço Gastronomia Cozinha Show, na Vitrine Brasil, levando os aromas e sabores típicos do destino. Caldinho de sururu, carne de sol na nata, bolo de goma, xequeté (bebida quilombola) e as cachaças alagoanas, serão algumas das comidas e bebidas típicas que os visitantes poderão conhecer. Além do rico artesanato alagoano, representado pelo Programa Alagoas Feito à Mão, enaltecendo os artesãos e a arte popular alagoana com a exposição de peças no stand Alagoas.

A Setur apresenta ainda os principais réveillons do estado na Vitrine Brasil em Festas, espaço para expor as festas populares brasileiras. O Réveillon Mil Sorrisos, Celebration, Réveillon dos Milagres, Réveillon Nem Vem, Réveillon Arcanjos e Réveillon do Alto serão apresentados ao público destacando os principais atrativos durante as festas de fim de ano em diversos destinos alagoanos. No espaço Manifestações culturais, Alagoas leva as Quebradeiras de Coco Babaçu e Povoada para uma apresentação da cultura popular alagoana.

Foto: Lucas Meneses / Ascom Setur







O evento


Organizado pelo Ministério do Turismo, o Salão do Turismo apresenta ao público as principais tendências do setor turístico das cinco regiões do Brasil. A feira possibilita o estreitamento de laços entre as secretarias estaduais, fomentando a troca de informações e experiências, além de reunir em um mesmo lugar, momentos para a discussão de políticas públicas e projetos que impulsionam o turismo.

Em um espaço de 40 mil m², o evento contará com espaços para promover os produtos de cada destino nacional. Este ano o salão traz o tema "Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”. Entre agentes e operadores de viagens, empresas de turismo, instituições de ensino superior de turismo e hotelaria, representantes da sociedade civil, estudantes e público em geral, a estimativa é que cerca de 120 mil visitantes irão movimentar os quatro dias de evento.