Turismo
Alagoas participa do Salão Nacional do Turismo no Rio de Janeiro com experiências culturais e gastronômicas
No stand de Alagoas, haverá representantes das seis regiões turísticas do estado: Caminho das Águas, Costa dos Corais, Cânions do São Francisco, Quilombo, Caatinga e Agreste
A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) está preparando uma grande ação de promoção do Destino Alagoas durante o Salão Nacional do Turismo. O evento, que está em sua 8ª edição, acontecerá de 8 a 11 de agosto no centro de eventos e convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. Essa importante feira, que reúne secretarias estaduais de Turismo de todo o Brasil, será uma oportunidade ímpar para alavancar o turismo alagoano em nível nacional.
No stand de Alagoas, haverá representantes das seis regiões turísticas do estado: Caminho das Águas, Costa dos Corais, Cânions do São Francisco, Quilombo, Caatinga e Agreste. Além de exibirem os principais atrativos turísticos de seus respectivos municípios, essas regiões proporcionarão experiências práticas aos visitantes, como a Rota da Cachaça, Dunas Douradas, Afroturismo e a Associação do Peixe Boi. Essas atividades visam aproximar o público das vivências turísticas de Alagoas, reforçando a conexão e o interesse pelos destinos apresentados.
Segundo Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, o Salão do Turismo representa uma excelente oportunidade para destacar as inúmeras potencialidades de Alagoas como um destino turístico de relevância nacional. Ela enfatiza que a participação no evento não só visa promover a rica cultura, artesanato, gastronomia e belezas naturais do estado, mas também buscar parcerias, atrair investimentos e acompanhar as tendências do setor.
A gastronomia local terá um espaço de destaque no evento, denominado “Gastronomia Cozinha Show”, na Vitrine Brasil. Pratos típicos como o caldinho de sururu, carne de sol na nata e bolo de goma, além de bebidas como o xequeté (bebida quilombola) e diversas cachaças alagoanas, estarão à disposição para degustação. O artesanato tradicional será exibido por meio do Programa Alagoas Feito à Mão, valorizando os artesãos locais e suas obras.
Além disso, a Setur-AL apresentará os principais réveillons do estado na área Vitrine Brasil em Festas. Eventos renomados como Réveillon Mil Sorrisos, Celebration, Réveillon dos Milagres, Nem Vem, Arcanjos e do Alto serão detalhadamente expostos ao público, realçando os pontos de maior interesse durante as celebrações de fim de ano em Alagoas. No espaço Manifestações Culturais, as Quebradeiras de Coco Babaçu e Povoada farão uma demonstração da rica cultura popular alagoana.
O Salão Nacional do Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo apresentar as tendências do setor turístico das cinco regiões do Brasil e promover a troca de informações entre as secretarias estaduais, discutindo políticas públicas e projetos que impulsionam o turismo. Este ano, o evento, que ocupa um espaço de 40 mil m² e espera receber cerca de 120 mil visitantes, terá como tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”.