Turismo

Atividades turísticas crescem 3,4% em junho e impulsionam a economia do país

Estados como Rio Grande do Sul (8,5%) e Rio de Janeiro (8,2%) apresentaram os melhores resultados, seguidos por Bahia (5,5%), São Paulo (4,0%) e Minas Gerais (1,6%)

Por Ascom MTur 13/08/2024 14h02
Atividades turísticas crescem 3,4% em junho e impulsionam a economia do país
O primeiro semestre de 2024 fechou 1,3% à frente em comparação com o mesmo período do ano passado - Foto: Arquivos MTur

O turismo brasileiro fechou o mês de junho com um crescimento de 3,4% no índice de atividades turísticas em relação ao mês anterior. Com esse resultado, o segmento atingiu um patamar 7,7% acima do período pré-pandemia, indicando uma melhoria no setor no país. É o que informa a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), anunciada nesta terça-feira (13/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Regionalmente, muitos estados acompanharam esse movimento de expansão observado na atividade turística nacional. As contribuições positivas mais relevantes foram do Rio Grande do Sul (8,5%) e do Rio de Janeiro (8,2%), seguidos por Bahia (5,5%), São Paulo (4,0%) e Minas Gerais (1,6%).

“Temos trabalhado para fazer do turismo um setor primordial na economia do país, e os dados cada vez mais apontam que estamos no caminho certo. As estratégias de estímulo a viagens, promoção de novos destinos e ampliação da conectividade aérea têm sido fundamentais para acelerar esses índices, e estamos certos de que no segundo semestre teremos ainda mais a comemorar,” destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Na comparação de junho de 2024 com o mesmo mês de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil também subiu. De acordo com o levantamento, o acréscimo foi de 3,9% de um ano para o outro. Com isso, o primeiro semestre de 2024 fechou 1,3% à frente em comparação com o mesmo período do ano passado.

MAIS PASSAGEIROS VOANDO 

Em junho de 2024, o acumulado de transporte de passageiros no Brasil registrou um aumento de 6,2% em relação ao mês de maio. Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 1,9% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

ESTÍMULO 

O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM) e Belém (PA). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista pode visitar um local intermediário antes de seguir para o destino final.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite que correntistas do Banco do Brasil tenham acesso a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também abrange o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa visa incentivar estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, com um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.