Turismo
Edital da Rede Trilhas é reaberto pela UNESCO para novas inscrições
Propostas devem ser encaminhadas por meio da plataforma de licitação da Unesco
Oedital para modernização da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso, lançado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Unesco, foi republicado e está aceitando novas inscrições. Agora, os interessados têm até o dia 12 de dezembro, às 17h, para enviar proposta técnica e documentação. O encaminhamento deve ser feito por meio da plataforma de licitação da Unesco.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer e consolidar o turismo sustentável no Brasil, além de contribuir para o desenvolvimento de experiências turísticas em trilhas de longo curso e de novas estratégias de apoio à comercialização deste segmento.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) republicou o edital UNES 2284-2024, oferecendo novas oportunidades para profissionais interessados em contribuir com projetos de relevância nacional, como a RedeTrilhas. As inscrições estão abertas até as 17h do dia 12 de dezembro e podem ser realizadas por meio plataforma de licitações da UNESCO.
O edital abrange diversas áreas de atuação, incluindo turismo, gestão de redes, meio ambiente e políticas públicas. Os candidatos selecionados terão a chance de participar de iniciativas que visam aprimorar e estruturar o modelo de gestão da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas, participando do processo decisório incluindo União, Estados, Municípios, terceiro setor e organizações da sociedade de civil que, de fato, gere um impacto de conservação da natureza, promoção e conectividade, a restauração de ecossistemas, recreação e a saúde, além de gerar benefícios sociais e econômicos, por meio do ecoturismo.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar o portal de fornecedores da UNESCO em Brasília, disponível em https://fornecedor.brasilia.unesco.org/processes/4012, onde encontrarão informações detalhadas sobre os requisitos, prazos e procedimentos para a submissão das candidaturas.
Lembrando que é preciso revisar cuidadosamente os critérios de elegibilidade e submeter as candidaturas dentro do prazo estipulado, a fim de participar deste processo seletivo e colaborar com as iniciativas da UNESCO.
*Com Ministério do Turismo