Turismo
Ministério do Turismo lança edital para serviços de visitação em unidades de conservação
Iniciativa busca promover turismo sustentável nas Florestas Nacionais de Ipanema (SP) e Passa Quatro (MG). Propostas podem ser enviadas até dia 13 de janeiro
O Ministério do Turismo, em parceria com a UNESCO e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou um novo edital para a elaboração de estudos técnicos visando a estruturação de serviços de apoio à visitação em unidades de conservação federais, especificamente nas Florestas Nacionais de Ipanema, em São Paulo, e de Passa Quatro, em Minas Gerais.
As empresas interessadas têm até o dia 13 de janeiro de 2025 para submeter suas propostas por meio da plataforma de licitações da UNESCO (Acesse AQUI).
A iniciativa busca promover o turismo sustentável nessas áreas, conciliando a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico local.
“A diretriz do ministro do Turismo, Celso Sabino vai em direção a apoiarmos o turismo sustentável, que é uma das ferramentas mais poderosas que temos para proteger o patrimônio natural e cultural do nosso país, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local”, destacou o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral.
O edital prevê a realização de avaliações comerciais e estudos de demanda sobre os potenciais serviços de apoio à visitação, além de projetos conceituais de engenharia e arquitetura para a implementação de infraestruturas associadas a esses serviços.
Também estão incluídos estudos de viabilidade econômica e financeira e a proposição de instrumentos de permissão para os serviços identificados.
O Ministério do Turismo reforça que essa iniciativa é um marco importante para o fortalecimento do ecoturismo no Brasil. “Nosso compromisso é oferecer experiências únicas para os visitantes, enquanto protegemos e valorizamos as riquezas naturais do país”, reforçou Sobral.
Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem visitar o site oficial da UNESCO dedicado às licitações.